segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Nicola Tesla



“A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade” Nicola Tesla

Sempre me interessei por Nicola Tesla. Por seus inventos em prol da humanidade, de seu desinteresse pelo dinheiro, por sua sabedoria muito além de seu tempo.

Ao meu ver, Tesla foi muito mais importante para o mundo do que qualquer cientista de sua época e além.Seu motor elétrico, que hoje é usado desde liquidificadores a motores Para carros, seu sistema de corrente alternada, o invento do rádio, a condução elétrica sem fio,o controle remoto, a lâmpada fluorescente, dentre outras milhares de invenções, possibilitaram ao homem, resolver seus trabalhos diários em pouco tempo. Sua intenção inocente era que com a ajuda de seus inventos, o homem dedicasse menos tempo em exercícios braçais e se voltasse para o aperfeiçoamento do intelecto.

Sua desgraça foi sua inocência. Acreditava que o governo e os empresários se importavam com a humanidade. Tentou em vão, construir um sistema de distribuição de energia grátis, onde uma pessoa em qualquer lugar do mundo poderia ter energia elétrica apenas enfiando um bastão de metal no solo. O que seria possível se não lhe fosse negado verba.

“Se qualquer um pode receber a energia, onde nos vamos instalar o medidor?” (If anyone can draw on the power, where do we put the meter?). J. P. Morgan

Seus inventos continuam além de nossa época. Após sua morte, o FBI invadiu sua residência roubando suas anotações. Alega ainda hoje que não pode liberar o conteúdo de suas anotações, pois trata-se de informação confidencial, contendo projetos de natureza bélica. Estranho pensar que até mesmo a tecnologia nuclear, é conhecida hoje por vários países, mas as invenções de Tesla não podem ser reveladas. Uma provável explicação seria que muitas invenções que hoje acreditamos ser de empresas multinacionais ou militares, sejam melhoramentos dos esboços não terminados de Tesla. Uma prova disso é a internet. Em seus pensamentos publicados, Tesla naquela época já pensava em algo muito próximo do que hoje em dia chamamos de internet.

“Um sistema mundial de comunicações sem fio para transmitir mensagens telefônicas através do oceano, para transmitir notícias, músicas, relatórios de mercado de ações, mensagens privadas, comunicações militares seguras e até mesmo fotos para qualquer parte do mundo. Quando o wireless for aplicado integralmente, a terra será convertida em um cérebro grande, capaz de resposta em cada uma de suas partes (“a ‘world system’ of wireless communications to relay telephone messages across the ocean; to broadcast news, music, stock market reports, private messages, secure military communications, and even pictures to any part of the world. ‘When wireless is fully applied the earth will be converted into a huge brain, capable of response in every one of its parts’"). Nicola Tesla

Além de invenções que somente ha poucos anos se fizeram presentes em nosso meio como por exemplo a wireless; Tesla realmente usou seu intelecto para invenções de natureza bélica. Em 1908 seu amigo, Robert Peary tentava pela segunda vez chegar ao pólo norte. Tesla informou que tentaria entrar em contato de alguma forma com Peary em 30 de Junho, e que qualquer anormalidade deveria ser relatada minuciosamente. Neste mesmo dia, na mesma hora em que Tesla havia combinado a comunicação, uma explosão aconteceu em Tunguska, uma área remota da Sibéria, devastando 500 mil acres de terra instantaneamente. Nada foi provado até hoje, apesar de não haver cratera, a explicação oficial é de que um meteoro atingiu o local. O relato de Tesla foi o seguinte:

“Liguei o equipamento. De inicio era difícil dizer que ele estava funcionando. Sua extremidade emitiu uma luz pálida, dificilmente notável. Então uma coruja voou de seu ninho na direção do raio e instantaneamente foi desintegrada.”

Tesla, que nada sabia do ocorrido, enviou vários telegramas a Peary com o intuito de saber se havia funcionado. Porém nada havia visto seu amigo. Logo depois os jornais relataram os fatos ocorridos em Tunguska. Tesla desmontou seu invento alegando ser muito perigoso continuar existindo.

Outro relato, do próprio Tesla, atesta que um dia quando ligou um de seus experimentos, um prédio começou a vibrar. Tesla tentou desligar a máquina sem sucesso. Os visinhos ligaram para a policia, que ao chegarem ao local, encontraram Tesla destruindo a máquina. Tesla relatou que havia encontrado um meio de sintonizar certos materiais como o aço e o concreto, fazendo-os vibrar.

Seriam esses os projetos de natureza bélica de que fala o FBI? Jamais saberemos. Entretanto, somente os inventos publicamente conhecidos de Nicola Tesla já falam por si. Um homem que nunca recebeu sequer a gratidão por sua contribuição para a humanidade é hoje esquecido por todos. Seu nome não é mencionado em livros escolares, suas invenções são muitas vezes atribuídas a outros, não existem filmes ou livros sobre sua vida. Um fato que Tesla com toda sua genialidade já havia previsto.

“Deixemos o futuro dizer a verdade e avaliar cada um de acordo com seu trabalho e realizações. O presente é deles. O futuro, pelo qual eu realmente trabalhei, me pertence” Nicola Tesla 

Nenhum comentário: